Contramarcos

 

Peça fundamental na instalação dos caixilhos, o contramarco é um quadro em alumínio  natural (sem acabamento) na medida do caixilho, que deverá ser chumbado (os contramarcos acompanham grapas para fixação) na alvenaria para mais tarde receber o caixilho pronto.

 

Para garantir um processo de instalação adequado para que os caixilhos de alumínio tenham o desempenho esperado em sua obra, deve ser observado alguns itens, durante e depois da realização deste trabalho.
 

 

Verificar as condições de dimensões, prumo, nível e taliscas dos vãos é muito importante. O chumbamento do contramarco é o processo do qual dependerá o bom desempenho do caixilho em relação à estanqueidade à água e à segurança estrutural do conjunto. Toda superfície do perfil deve ser preenchida com argamassa de areia e cimento (traço em volume de 3:1), qualquer fresta ou falha será ponto de infiltração.

 

A folga razoável que permite "chapar" a argamassa é de 30mm entre o contramarco e a alvenaria, ou seja, o vão deve estar 60mm maior que as dimensões do contramarco. A folga poderá variar conforme a necessidade e a conveniência da obra, sendo importante apenas manter a boa qualidade do chumbamento.

~30 mm

 

A patologia de maior ocorrência é a da infiltração pela parte inferior do contramarco, causada pela falha no chumbamento, resultando em contramarco "oco" no peitoril.
 

Falha no chumbamento permite a percolação da água para o lado interno do ambiente.


O embarrigamento pode se manifestar como ondulações ao longo dos perfis ou como torção no eixo transversal de cada perfil do conjunto do contramarco. A própria atividade de chumbamento do contramarco, "chapando" a argamassa entre o perfil de alumínio e a alvenaria, é uma situação propícia para o embarrigamento dos perfis perimetrais do contramarco.

Esta patologia a princípio dificulta a instalação do caixilho no contramarco e, por conseqüência, prejudica o funcionamento e o desempenho quanto à estanqueidade.

Para evitar este problema, devemos utilizar réguas de alumínio ou gabarito, amarrados nos perfis do contramarco, reforçando a peça para a execução do chumbamento.

Ao contrário do que se imagina suficiente, o desnível deve ocorrer entre o trilho e o piso interno e não entre o piso externo da sacada e piso interno, como vem ocorrendo normalmente nas construções, resultando em falta de espaço para a instalação do contramarco.